Coro de Câmara do Vale do Paraíba

O Feminino no Canto Coral

Temporada 2024-2025


O grupo

Composto por onze músicos de quatro cidades do Vale do Paraíba, o coro de câmara integra cantores com formação lírica, instrumentistas e regentes corais. Grande parte proveniente de importantes projetos de formação, como o Coral Jovem do Estado de São Paulo e o Coro Jovem de São José dos Campos, estes profissionais dedicam-se à docência e à performance musical, especialmente em recitais líricos e montagens experimentais de ópera, atuando tanto na região do Vale quanto em São Paulo.

Criado em 2016, o Coro de Câmara do Vale do Paraiba traz consigo três principais missões: 1) Explorar o potencial expressivo da voz humana enquanto instrumento musical buscando equilbrio, refinamento e sutileza do conjunto vocal, aspectos que evidenciam a beleza e comunicabilidade deste gênero. 2) Divulgar o repertório de música coral - principalmente a capella, ainda pouco difundido nos meios musicais no Brasil - abrangendo desde a música renascentista até a contemporânea, passando pela música colonial do Brasil e da América Latina, além de buscar novas composições para formações vocais. 3) Alcançar e cativar o público por meio do fazer musical cujo instrumento é de natureza orgânica: o corpo e a voz na coletividade. Acreditamos que essa organicidade sonora tende a ressoar no público de modo franco e direto, mesmo naqueles e naquelas que ainda não têm familiaridade ou conhecimento prévio do repertório. A beleza imanada na plasticidade da voz cantada transmite a inerente ideia de que todos temos uma voz que pode ser lapidada e aperfeiçoada na sua musicalidade. 

O repertório

"O Feminino no Repertório Coral" apresenta uma performance comentada de peças majoritariamente a cappella celebrando a presença e a contribuição das mulheres na música vocal de câmara. 

Foco é dado tanto nas personagens femininas nos textos cantados quanto no pioneirismo de mulheres compositoras em épocas de predomínio masculino. Apesar das históricas restrições, a participação feminina tem sido fundamental para a produção artística ao longo de nossa história cultural. Durante os concertos, intervenções didáticas cuidadosamente integradas convidam o público a refletir, contextualizando as personagens femininas cantadas na realidade de seu tempo e espaço histórico e a abordagem poética dos textos. 

Dentre as pioneiras compositoras destacam-se a visionária freira alemã Hildegard von Bingen (1098 – 1179), a compositora italiana Maddalena Casulana (1544 – 1590), e as alemãs Fanny Mendelssohn (1805 – 1847) e Clara Schumann (1819 – 1896). O ponto culminante do concerto é a apresentação da sessão feminina do coro (sopranos e contraltos), interpretando o delicado trabalho da compositora brasileira Celeste Jaguaribe (1873 – 1938) e o arranjo de Silvia Körbes para a modinha "Lua Branca" de Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935).

Por fim, o programa traz compositoras contemporâneas como as inglesas Imogen Holst (1907 – 1984) e Sally Beamish (1956 - presente), esta última encontrando-se atualmente em plena atividade. Almejamos com este programa contribuir, ainda que modestamente, para que haja cada vez mais nomes femininos nos programas de concerto nas várias modalidades denominadas 'música clássica' ou 'erudita.'

Agenda

Próximos Concertos

11/12/2024 SESI São José dos Campos

O Feminino no Canto Coral

Programa: Hildegard Von Bigen, Maddalena Casulana, Clara Schumann, Fanny Mendelson, Celeste Jaguaribe, Chiquinha Gonzaga, Imogen Holst e Sally Beamsh.

GRATUITO
INFORMAÇÕES E RESERVAS
➡️[CLIQUE AQUI]



13/12/2024 SESC Bertioga

O Feminino no Canto Coral e Repertório Natalino

Programa:  Hildegard Von Bigen, Maddalena Casulana, Clara Schumann, Fanny Mendelson, Celeste Jaguaribe, Chiquinha Gonzaga, Imogen Holst e Sally Beamsh;  Bach, Victoria, Leontovich, Willcoocks, Rutter, Eddleman, Leavit, Eurico Carrapatoso, Ciro Pereira e Assis Valente.


14/12/2024 Capela do Parque Vicentina Aranha
São José dos Campos - SP

O Feminino no Canto Coral e Repertório Natalino

Programa:  Hildegard Von Bigen, Maddalena Casulana, Clara Schumann, Fanny Mendelson, Celeste Jaguaribe, Chiquinha Gonzaga, Imogen Holst e Sally Beamsh;  Bach, Victoria, Leontovich, Willcoocks, Rutter, Eddleman, Leavit, Eurico Carrapatoso, Ciro Pereira e Assis Valente.


Concertos Realizados

03/03/2024 SESC Bertioga

O Feminino no Canto Coral (estréia)

Programa: Hildegard Von Bigen, Maddalena Casulana, Clara Schumann, Fanny Mendelson, Celeste Jaguaribe, Chiquinha Gonzaga, Imogen Holst e Sally Beamsh.

22/11/2023  Paróquia Santa Cecília (Jacareí)

Festival Novembro de Música

Programa: Duruflé, Gjeilo, Bruckner, Monteverdi, Byrd, Carissimi, Mozart e Bach.

Vídeos

Galeria

Integrantes

Rodrigo Lopes

Direção Musical e Regência

É Mestre em Arte (USP), Pós-Graduado em Educação Musical (Claretiano), Licenciado em música (FPSJ) e Graduado em Música com Habilitação em Regência (FAAM-SP). Foi bolsista do Coral Jovem do Estado (SP), cantou nos grupos Vozes Paulistas e Coral da CESP com os quais participou de turnê no Uruguai em 2007. Teve como professores Abel Rocha, Naomi Munakata, Ségio Assunção, Edu Fernandes, Roberto Rodrigues, Mara Campos, Mário Assef (RJ), Marcos Thadeu, Lidia Schafer, Eduardo Abumhad e Tereza Longatto. Regeu coros da FUNDART de (Ubatuba-SP), do Projeto PEMSA (Aparecida-SP), realizou oficinas de canto coral infanto-juvenil pela Fundação Cultural de Jacarehy, foi professor de canto coral da Escola Municipal de Música de Arujá e atuou como assistente na Academia Concerto de Sorocaba (SP), grupo com o qual participou de uma turnê na Polônia em 2011. É fundador e diretor musical do Coro de Câmara do Vale do Paraíba, regente dos coros da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (OSIJJA) e do Coro Infanto-Juvenil do CAEB. Em 2021 alcançou o 2º lugar no I Concurso de Arranjos Corais  CORALUSP.

Juliana Christmann

Preparação Vocal e Soprano

Natural de Santos (SP), é doutoranda em Semiótica e Linguística Geral pela USP, Mestre em Língua Alemã pela mesma instituição e Bacharel em Composição e Regência pela UNESP. Especializada em linguística aplicada ao canto solo e coral, atuou na equipe técnica de diversas montagens operísticas pelo Brasil como instrutora linguística. Foi integrante do Coro da OSESP e possui uma vasta experiência como solista, especialmente em repertório sacro e camerístico no Brasil e no exterior.

Elisangela Akazawa

Soprano

É licenciada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e com formação técnica em canto lírico pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Estudou canto lírico com Juliana Christmann, Lidia Schafer, Patrícia Teixeira e Laura de Souza. Participou como cantora de projetos como Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, onde performou obras como Nona Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana de Carl Orff e Réquiem de Verdi. Integrou o Ópera Studio do Vale, onde atuou como protagonista em "O Elixir do Amor" e "A Flauta Mágica." Além do Coro de Câmara do Vale do Paraíba, integra o Coro Acadêmico da OSESP, onde cantou a Segunda de Mahler e Paulus de Mendelssohn.

Liliane Paso

Contralto

É graduada em Educação Musical pela UFSCar e formada em Canto Lírico pela Escola Municipal de Artes Fêgo Camargo, sob a orientação de Juliana Christmann. Especializou-se em Canto Barroco na EMESP, com a soprano Marília Vargas. Aperfeiçoou seus estudos na Itália, com Antonella Muscente, durante o Festival Go Opera em Pescara, onde foi selecionada como bolsista para apresentar canções de Francesco Paolo Tosti em concertos de música de câmara. Em 2024, interpretou a personagem La Maestra delle Novizie na ópera "Suor Angelica" de Giacomo Puccini - uma produção do projeto "A Caminho do Interior," organizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pelo Instituto Italiano di Cultura San Paolo. Atualmente, Liliane participa do coro da ópera Carmen de Georges Bizet, um projeto idealizado pelo coletivo Ubuntu Brasileiro, vencedor do edital Retomada – Música, da Funarte em 2023, com apresentações previstas para setembro de 2024. Desde 2018, integra o Coro de Câmara do Vale do Paraíba. 

Patrícia Bessa

Soprano

Integrou o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, sob a orientação da mezzo-soprano Lidia Schäffer e a regência do Maestro Sergio Wernec, atuando como solista em obras como "King Arthur" (Purcell), "Stabat Mater" (Pergolesi), "Missa in C Major" (Mozart), "Oratório de Natal" (Saint-Saëns), e "Gloria" (Vivaldi). Foi solista da "Missa em Sol Maior" de Schubert, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, sob a regência do Maestro Marcello Stasi. Como solista do Opera Studio do Vale, atuou em "Carmen" de Bizet, "A Flauta Mágica" de Mozart, "Elixir do Amor" de Donizetti e "La Vida Breve" (de Falla), no papel da protagonista Salut. Desde 2011, desenvolve seu repertório sob a orientação de Juliana Christmann. Atualmente, cursa a Licenciatura em Música pela UNITAU e, além de apresentar-se como cantora e solista em diversas cidades do Brasil, é regente e preparadora vocal do Coral Santa Cecília e do Coro Lux Caelorum.

Rúbia Gonzalez

Contralto

Graduada em Música pela Faculdade Santa Cecília, integrou desde 2005 diversos coros: Coro Sinfônico de S. José dos Campos; Ópera Studio do Vale de Taubaté; Coro da ACVAP em Taubaté; Coro do Projeto Festival Ocidentes, entre outros. Foi aluna de canto erudito de Márcio Faria, Lídia Shäffer, Elaine Morais e Patrícia Teixeira. Desde 2018 integra o Coro de Câmara do Vale do Paraíba e realiza projetos como solistas no âmbito da música popular e erudita.

Gabriel Marinelo

Tenor

Gabriel Marinelo iniciou sua formação musical aos 8 anos com aulas de piano e teoria. Mais tarde, integrou o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e se especializou em canto lírico na Escola Municipal de Artes Maestro Fego Camargo, em Taubaté. Paralelamente, desenvolveu habilidades em teatro musical no SESI e se formou ator pelo Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas. No Opera Studio do Vale, atuou como diretor cênico e tenor solista. Atualmente, participa do Coro de Câmara do Vale do Paraíba e ensina educação musical e canto coral, tanto institucionalmente quanto em aulas particulares.

Danilo Garrão

Tenor

Nascido em Santo André, iniciou seus estudos de música na Musicorum com o professor Fábio Fagundes, estudando belting e canto lírico. Ingressou aos palcos em 2017, cantando em projetos como o Ópera Studio do Vale, Associação de Coros do Vale do Paraíba e, mais recentemente, o Coro de Câmara do Vale do Paraíba. O cantor também faz parte da banda de pop-rock Arranjo de Nós, além de ter um projeto de música autoral com 4 canções no Spotify incluindo o single "iniciativa".

Miler Ezequiel

Barítono

Iniciou os estudos de canto aos 8 anos e se tornou monitor de coro aos 13 em projeto social. Ingressou no Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos aos 16 e executou várias obras importantes do repertório coral. Formou-se em canto em 2011 e participou do Opera Studio do Vale em Taubaté, onde foi solista em diversas óperas. Foi bolsista no Primeiro Festival Coral de Campos do Jordão. Além de integrar o Coro de Câmara do Vale do Paraíba, atualmente é preparador e maestro de coro da Ópera Carmen no Ubuntu Brasil e professor de canto com alunos em diversos países.

Túlio Lopes

Barítono

É formado no curso técnico em canto pela Escola Municipal Maestro Fêgo Camargo, na classe da Profa.  Patrícia Teixeira, graduando em Licenciatura em Música pela UNIMES e pós-graduado em Canto e Expressão pela Alpha-FACEC. Integrou o Coro Sinfônico de São José dos Campos, sob a regência de Sérgio Wernec e o Opera Studio do Vale, sob direção musical de Juliana Christmann. Atuou como solista em obras sinfônicas e sacras como “Christmas Oratorio” (Saints-Saëns), “Magnificat” (Durante), “O Messias” (Händel), Réquiem op. 48 (Fauré), Réquiem K. 626 (Mozart) e óperas como “Don Giovanni” (Mozart), “La Vida Breve” (de Falla) e “Amahl e os Visitantes da Noite” (Menotti). Atualmente, além do Coro de Câmara do Vale do Paraíba, integra o Coral da ACVAP, sob regência de Patrícia Teixeira.

Estevão Moreira

Baixo

É regente, cantor, professor, instrumentista, pesquisador e compositor. É doutorando em Filosofia da Educação Musical (USP), mestre em Educação Musical (UNIRIO) e Licenciado em Música (USP). Integrou o coral da Sinfonia 9 de Beethoven, na Sala São Paulo com a OSUSP (2004). Foi diretor do Coral Amigos de Santo Inácio (Igreja Santo Inácio - RJ) entre 2015 e 2020, quando se mudou para o Vale do Paraíba, atuando como regente do Coral Infanto-Juvenil da Paróquia São Pio X e da Casa da Criança de Caçapava.

Kika

Produção

É graduanda do curso de Tecnologia em Produção Musical, participou de diversos cursos na área de Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, Economia Criativa em Artes pelo SEBRAE e Produção Cultural Musical Executiva pela Poiesis. Trabalha na equipe do Coro de Câmara do Vale do Paraíba desde agosto de 2017 como produtora cultural e contatos comerciais. Atuou como produtora executiva em concertos do coro nos SESCs SJCampos, Santana e Bertioga (2018, 2019 e 2024) e nos SESIs AE Carvalho, Campinas, Mogi das Cruzes, Itapetininga e SJCampos (2019 e 2023). Participou da equipe de apoio do Projeto Coro Jovem Sinfônico da Fundação Cassiano Ricardo de São José dos Campos sob a direção artística e da regência de Michel de Souza (2006) e Sérgio Wernec Jr. (2015 - 2016).

Contato

Link
YouTubeFacebookInstagram